O que é um Community Manager

Saiba o que é um Community Manager e quais as funções deste cargo de trabalho. Se você é fã de redes sociais e gestão de comunidades este pode ser o seu emprego futuro. Aprenda mais!

Um Community Manager ou Social Media Manager é uma pessoa encarregada de gerir, construir e moderar comunidades em torno de uma marca na Web. Esta profissão web é comum em empresas que necessitam de estar presentes nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc) para se manterem em contato com os seus usuários ou clientes, por isso necessitam de um profissional web que saiba comunicar fazendo uso desses canais de comunicação. Grandes marcas como a Samsung, LG, Sony, Chevrolet, entre outras, possuem empregos nesta área. Continue lendo para saber mais sobre esta profissão com bastante demanda a nível internacional e que inclui também criar blogs.

Quer fazer carreira profissional como Community Manager? Leia o nosso guia

Quer fazer carreira profissional como Community Manager? Leia o nosso guia

Guia Community Manager

Lidar com pessoas, comunicar através de fóruns, blogs, portais e sistemas de suporte são algumas das coisas que já são feitas desde o início da Internet. Mostrar o lado humano de uma plataforma antecede qualquer rede social que conheça hoje em dia. Por isso, vamos partilhar consigo mais sobre esta profissão que está a tornar-se cada vez mais popular sobretudo no Brasil, mas que nestes últimos meses também tem começado a crescer a um ritmo lento em Portugal. Mais abaixo deixamos as funções e responsabilidades deste trabalho e um mini glossário que você deve saber se estiver interessado em seguir este caminho, que por coincidência está relacionado um pouco com fazer blogs.

Funções e Responsabilidades

Um Community Manager é responsável pelas seguintes tarefas:

  • Marketing Online
  • Estratégias de Divulgação e visibilidade da marca
  • Relações públicas
  • Suporte técnico
  • Desenvolvimento do produto e qualidade
  • Vendas e negócios online
  • Web 2.0
  • Apresentação de material à comunidade
  • Fixação de metas e desenvolvimento da carreira profissional

Ao contrário do que pode pensar, é necessário um amplo conhecimento em redação de artigos e comunicação digital, ferramentas de análise, entender de marketing, saber algo sobre SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) e ter creatividade.

Consideramos que para os amantes da comunicação e tecnologia esta profissão é adequada e tomando em conta cada vez mais o perfil de jornalista, comunicador ou psicólogo, será uma atividade com sucesso. É um tema bastante amplo, por isso se tem uma formação académica ou profissional poderá também trabalhar nesta área.

Concluindo, o Community Manager é uma pessoa com conhecimentos sobre estratégias de comunicação online para chegar a uma comunidade de uma forma eficaz. Não só requer que seja um geek conetado à Internet todo o tempo, na realidade é uma profissão que requer aptidões específicos para desenvolver um bom papel.

Links patrocinados / Links relacionados

Tags: , , , ,