O que é SEO

O que é SEO? Encontre a resposta mais completa a esta pergunta popular entre blogueiros. Domine os motores de busca!

O termo SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para os motores de busca. Provavelmente, se já visitou muitos blogs ou está a querer tornar-se num blogueiro profissional, já ouviu falar neste termo. Pois bem, dominar SEO significa ter uma grande percentagem da Internet a seus pés, e com isso ganhar muito dinheiro. Isto é verdade porque pelo menos 99% dos usuários de todo o mundo utilizam os motores de busca, e se você conseguir colocar o seu blog em primeiro lugar no Google, Yahoo e Bing, imagine só o que poderá acontecer: visitas, dinheiro e notoriedade. Por essa razão muitos novos blogueiros falham, porque não sabem o que significa esse termo e muito menos como seguir as estratégias para ser o melhor. Continue lendo para conhecer tudo o que existe para saber sobre SEO e como implementar a estratégia perfeita para dominar os motores de busca.

Guia sobre SEO (Search Engine Optimization) mais completo da Internet

Guia sobre SEO (Search Engine Optimization) mais completo da Internet

Guia exclusivo SEO

Primeiro que tudo, para você, como blogueiro, é importante saber que existem diferentes tipos de SEO, e iremos falar de todos. Existe o SEO para conteúdo, análise, performance, HTML, imagens e off-site. Basicamente pode ser repartido em 6 tipos diferentes, que se você conseguir tirar o máximo partido, poderá conquistar de vez o Google e outros motores de busca.

Aqui fica uma descrição abreviada sobre cada tipo de otimização para os motores de busca, que deverá saber e começar a aplicar nas suas estratégias para aumentar visitas e o seu rendimento da publicidade e anúncios adsense:

  • Conteúdo SEO – Este tipo de estratégia é dos principais na otimização no mecanismos de pesquisa, pois pode ajudar a alcançar boas posições nas SERPs (Search Engine Results Pages) – ou em português, Páginas de resultados dos motores de busca. Pode ser implementada através de escrita de conteúdo de qualidade focado no usuário, usando palavras-chave ou frases relacionadas com o tema e o nicho de mercado. Mas lembre-se, nada de encher de lixo, pois o Google ao detetar vai penalizar o blog. Invista tempo se quer ter bons resultados!
  • Análise SEO – Esta estratégia está focada em verificar os resultados das ferramentas de estatísticas de visitas, por exemplo, o Google Analytics. Desta forma, poderá saber como os visitantes chegam ao seu blog, keywords mais populares, entre outras coisas interessantes.
  • Performance SEO – Esta é uma das nossas estratégias favoritas, pois refere-se ao conhecimento em termos de programação (PHP, Javascript, HTML, CSS, DOM), combinado com o poder da arquitetura Web, motores de busca, cache, compressão, agregação e muito mais. É importante usar um CMS decente, como por exemplo, o WordPress ou Drupal. Pois oferecem diversos plugins para otimizar o tempo de abertura do blog e são simples de usar. Tente melhorar a velocidade de abertura do blog, pois quanto mais rápido melhor será para si, para os motores de busca e para os visitantes.
  • HTML SEO – Esta estratégia está relacionada com qualquer atividade que ocorre do lado do servidor. Por exemplo, manter um ficheiro de sitemap, robots.txt, .htaccess, ficheiro de estrutura do sistema, etc. Também inclui as meta tags de descrição e keywords, importante para escolher o que quer que apareça escrito na descrição da página.
  • Imagens SEO – Esta é uma estratégia mais técnica, que envolve atribuir títulos às imagens. É muito simples de implementar, contudo, deverá ter cuidado no nome atribuído às imagens.
  • e Off-site SEO – Para terminar, mas não menos importante está esta estratégia SEO. Refere-se à sua estratégia de criar backlinks orgânicos para o seu blog, isto é, links naturais. A melhor dica que podemos lhe dar é: crie conteúdo espetacular e partilhe com os seus amigos, familiares, fóruns, facebook, sites e blogs. Se tiver qualidade o artigo, verá que em poucos dias terá várias pessoas a visitar o seu blog e vai subir nos motores de busca.

 

Links patrocinados / Links relacionados

Tags: , , , , ,