Guia SEM – Search Engine Marketing

Conheça várias dicas SEM – Search Engine Marketing para ter sucesso online e ultrapassar os seus concorrentes diretos. Saiba agora como promover o seu blog através de dicas para quem quer iniciar-se em web marketing.

A competição está cada vez mais ao rubro e maior é o número de blogs a competir por um lugar nas primeiras posições do Google, por isso você deve saber de uma vez por todas o que é o SEM – Search Engine Marketing e algumas dicas SEM importantes para ficar à frente da concorrência.

Guia SEM - Search Engine Marketing

O que é o SEM – Search Engine Marketing?

A sigla SEM significa search engine marketing. É o processo de ganhar ou aumentar o tráfego do blog através da visibilidade nos motores de busca. Muitas vezes é comum encurtar esta frase em “search maketing“.

SEM é um termo genérico que abrange duas grandes áreas de otimização do blog para os motores de busca, que são:

  • Ganhar tráfego usando técnicas SEO grátis
  • Ganhar tráfego através de publicidade paga nos motores de busca (ex. Google Adwords)

Mas alguns profissionais apenas consideram SEM como ganhar tráfego apenas através de anúncios pagos. De seguida pode encontrar um vídeo curto que explica o que é o search engine marketing.

10 Dicas Search Engine Marketing

Enquanto os experts nesta área estão melhores a descobrir o algoritmo usado pelos motores de busca, a melhor maneira de você ter sucesso no search engine marketing é através do foco nas palavras-chave que definem o seu blog ou negócio e que vão trazer tráfego real. Leia e aplique as seguinte dicas SEM:

  1. Pesquise, teste e aprenda – Sites como a ferramenta de palavras-chave são uma boa maneira de aprender o que os visitantes do seu nicho procuram. Essa ferramenta grátis permite saber o que está popular neste preciso momento e converter em dinheiro.
  2. Escolha frases – Não olhe apenas para uma palavra-chave. Encontre e escolha frases, pois é ai que é possível ganhar mais dinheiro e visitas. Leia o nosso artigo sobre cauda longa em seo.
  3. Misture e melhore – Faça um brainstorm com os seus amigos ou familiares até chegar a boas palavras-chave e ideias para liderar o seu nicho.
  4. Não seja genérico – Não crie título demasiado genéricos. Distinga-se da concorrência com títulos inovadores, que pedem a atenção do visitante.
  5. Invista na sua educação – Faça uma campanha de PPC durante algumas semanas para descobrir quais são as melhores palavras-chave. Depois otimize o seu blogs para essas palavras-chave ou crie páginas de aterragem.
  6. Entre no clube – Cada nicho tem os seus líderes, blogueiros, webmasters e comunidades. Junte-se a eles para atrair atenção.
  7. Seja o seu próprio cliente – Cada mês ou mais, visite os motores de busca e pesquise pelas palavras-chave principais do seu blog. Você vai ficar surpreendido com os resultados.
  8. Use palavras-chave consistentemente – Não escreva textos à toa. Pense bem. Use palavras-chave relacionadas com o seu conteúdo.
  9. Adicione conteúdo relevante – As palavras-chave são uma boa maneira dos motores de busca encontrarem o seu blog. Mas adicionar conteúdo relevante vai fazer com que outros blogs coloquem link de volta para o seu blog e ainda aumente o seu tráfego.
  10. Seja Honesto – Finalmente, você vai ter melhores resultados a longo prazo se as suas palavras-chave representarem os serviços e produtos que oferece. Seja honesto. Aproveitar-se de modas ou de problemas vai-lhe custar caro.

Antes de terminar e, caso você esteja realmente interessado neste assunto sobre SEM – Search Engine Marketing, nós recomendamos que você leia os seguintes artigos (em inglês):

Atualmente existem duas boas alternativas para realizar campanhas de SEM, elas são: o Google Adwords e o Microsoft Advertising.

Por nós é tudo. Deixe o seu comentário e adicione o Criar Blogs aos favoritos para não perder tudo o que acontece de interessante na Web para blogueiros.

 

Links patrocinados / Links relacionados

Tags: , , , ,