Google Analytics

Saiba porque o Google Analytics é uma ferramenta essencial para qualquer blogueiro que se pretende tornar num ProBlogger e como funciona o Analytics.

O Google Analytics é sem sombra de dúvidas a melhor ferramenta gratuita para saber quantas visitas o seu blog recebe diariamente, de onde vêm os visitantes, quais as palavras-chave que usaram para chegar ao blog, localização, a página de entrada, a página de saída, entre outros dados importantes. Atualmente o Google Analytics é a ferramenta mais usada pelos webmasters e blogueiros (incluindo ProBlogger).

Google Analytics

Guia Google Analytics

O Google Analytics é um contador de visitas fantástico pelas suas funcionalidades e poder que permite passar para o dono do blog. Com o Analytics é possível que blogueiros atinjam o sucesso. Quer saber quantas visitas recebeu o seu blog hoje? de que cidade vieram as visitas? qual foi a resolução do PC do visitante? se o visitante utilizou um Mac OS, Windows, Android ou iPhone para visitar o seu blog? Descubra isso e muito mais.

Benefícios do Google Analytics

Este software online grátis oferece uma série de benefícios para blogueiros que pretendam ter sucesso online, sendo que com o Google Analytics você pode:

  1. Monitorizar os ganhos do adsense – Ao usar o Google Adsense junto com o Google Analytics você pode saber quais foram as páginas do seu blog que geraram mais receita, e melhorar aquelas páginas que ficaram aquém das expetativas.
  2. Analisar e resolver problemas do blog –  Se você tiver links quebrados no blog isso são más notícias para a experiência dos seus visitantes, monetização do blog e para os motores de busca. Ao usar o Google Analytics você pode encontrar página de erro (404) e resolvê-las.
  3. Melhorar o conteúdo ao analisar o Bounce Rate – Para os blogs, é bom ter um bounce rate baixo. Bounce Rate é basicamente a percentagem de entradas na página que resultaram na saída do utilizador do blog = perda de dinheiro. Leia o nosso artigo sobre Bounce Rate para saber como reduzir o bounce rate, entre outras coisas.
  4. Monitorizar o efeito do SEO e otimização do conteúdo – Se um dos seu objetivos SEO é aumentar o CTR na pesquisa orgânica, então o Google Analytics pode ajudá-lo.
  5. Monitorize os links de saída – Se você tem links para outros sites ou blogs, tenha a certeza que usa o código onClick=”javascript: pageTracker._trackPageview(’/link/linkname’);. É bom saber sempre para onde os seus utilizadores vão.
  6. Gerir os subdomínios separadamente  – esta funcionalidade é importante sobretudo quando você tem um blog com vários subdomínios.

Como funciona o Google Analytics?

O seu funcionamento é muito simples, para obter estatísticas no Google Analytics você apenas tem de colocar o código Javascript fornecido no código do seu blog. Recomendamos que coloque antes da tag </body>..

Vídeos do Google Analytics

Links patrocinados / Links relacionados

Tags: , , , , , , , , , ,